de Ernesto Sábato
Nessa história de paixão mortífera, temos o personagem, Juan Pablo Castel completamente
siderado por Maria Iribarne, uma bela jovem que ele encontra casualmente numa
exposição de pinturas. Já no início do
livro ficamos sabendo que Castel mata Maria, o grande amor de sua vida e a única
pessoa que poderia entendê-lo, segundo ele. À medida que acompanhamos o
desenrolar da relação entre os dois, mata-la parece ser a única saída para
ele.
Castel, um artista plástico de
renome em seu país, tem personalidade esquizoide, é vaidoso, narcisista, intolerante
com o seu semelhante, e em geral olha as pessoas com antipatia e até mesmo com nojo; procura levar uma vida metódica
e sem sobressaltos porque as situações repentinas o fazem perder todo o tino, à força de atabalhoamento e timidez. Detesta reuniões,
grupos e conglomerados de pessoas que, segundo ele, eram compostos por
indivíduos que tinham em comum uma série de atributos grotescos: a repetição do tipo, o jargão, a vaidade de
se julgarem superiores ao resto, etc.
A vergonha era um sentimento
frequente nele, não somente em relação às suas próprias atitudes, reais ou
imaginadas, mas também em relação às atitudes das pessoas em sua volta: sentia
vergonha por si mesmo e pelos outros. Crítico ferrenho de humanidade e da
sociedade, e algumas poucas vezes de si próprio, mantinha-se em constante
vigilância diante do mundo. Vivia tomado pelos sentimentos de irritação e de
raiva de tudo e de todos.
O inesperado encontro com Maria teve um efeito avassalador no artista, que,
não consegue parar de pensar nela e, a
partir daí, desenvolve uma desejo obsessivo de reencontrá-la. Tudo começa
quando Castel vê Maria diante de um quadro seu, de nome Maternidade, exposto num salão de arte. Maria detém seu olhar num
detalhe que, em geral, passava despercebido do público: uma pequena janela no
alto da tela, à esquerda, na qual havia a cena de uma praia solitária e uma
mulher fitando o mar. A cena sugeria uma
solidão ansiosa e absoluta, na opinião do pintor. Ver Maria olhando
fixamente para aquela pequena janela, deu a Castel a certeza de que aquela
desconhecida era a única pessoa no mundo capaz de compreendê-lo.
A partir daí, durante meses,
Castel, se vê tomado de ansiedade,
angústia e tristeza. Impõe para si a missão de reencontra-la custe o que custar,
e quando finalmente vem a conhecê-la se vê cativo de uma paixão opressiva e
devastadora. Inicia com ela um romance permeado de muito ciúme, dor e
sofrimento. O ciúme patológico (delirante) de Castel se situa na linha
divisória entre realidade, imaginação, fantasia, crença e certeza. Já não lhe é
possível separar o real do imaginário. Tomado pelas ideias de ciúme, ele se vê
compelido a verificar compulsoriamente a veracidade de suas idéias, mantendo
uma vigilância constante sobre sua amada. Embora em alguns momentos reconheça o
ridículo de seus pensamentos, isto não é suficiente para amenizar o mal-estar
da dúvida e novamente volta a buscar evidências e confissões que confirmem suas
suspeitas. Tortura a amada com seus interrogatórios onde nada que ela diga é
suficiente para apaziguá-lo, e ele
sempre volta à massacrante inquisição.
O ciúme patológico compreende
vários sentimentos perturbadores, desproporcionais e absurdos, os quais
determinam comportamentos inaceitáveis, violentos ou bizarros. Esses sentimentos
envolvem um medo incontrolável de perder a pessoa amada para um rival (real ou
imaginário), bem como desconfiança excessiva e infundada, gerando significativo
prejuízo no relacionamento amoroso.
Para Freud o ciúme delirante,
característicos dos quadros de paranoia, tem como origem uma homossexualidade
negada. Impossibilitado de reconhecer seu desejo por alguém do mesmo sexo, o sujeito
projeta em sua amada o amor que recusa reconhecer em si mesmo: “Eu não o amo, é ela quem o ama”. O
desenvolvimento do delírio, a partir desse deslocamento do desejo, é uma
tentativa de reconstruir seu mundo subjetivo e de manter sua integridade
estrutural. O ciúme, então, aparece como uma defesa contra um impulso homossexual
ameaçador, rejeitado pelo sujeito, a ponto de Freud afirmar que o delírio é uma
tentativa de cura que o sujeito tem à sua disposição.
A paranoia mostra o amor como uma
relação de eu a eu, na tentativa de formar “um”. O objeto verdadeiro do amor
paranoico porta os traços do próprio eu. No ciúme delirante de Castel, Maria,
seu duplo, carrega os traços ignorados de seu próprio eu, numa posição
idealizada. A paixão por Maria está calcada em uma identificação primeira,
especular, característica dos primeiros anos de infância do sujeito. Na
especularidade, o outro é o eu. Ela, ocupando o lugar de alter-ego de Castel,
coloca em jogo a imagem ideal que ele tem de si mesmo.
O apaixonado ciumento não é mais
o mesmo: ele é submetido a uma espécie de loucura que o exclui do senso comum.
Mantém-se prisioneiro do desvio de sentidos que ele cria, do túnel no qual
entra e que coloca seu ser à prova.
Preso numa lógica especular onde
fica impossível afirmar sua própria identidade, e confundido com a imagem que o
forma, só resta ao sujeito à passagem ao ato homicida (poucas vezes suicida).
Ao matar Maria, Castel intervém com uma agressão contra a imagem do próprio
corpo, com uma destruição da imagem do eu, que é uma imagem composta em sua
relação com o outro e que o confronta com o insuportável da angústia diante da
incompletude.
Do lado de Maria temos um excelente
exemplo do que caracteriza a posição feminina. Para Freud, uma das formas que a
mulher tem de expressar seu ser é pela via do masoquismo, que vem evidenciar um
esforço de gozo na sua contingência da dar o que não tem. Dar o que não tem,
segundo Lacan, é o que define o amor. É, então, por amor que a mulher se
oferece, para o homem, como objeto do desejo. E reconhecer-se como objeto do desejo é sempre masoquista. A
ênfase aqui é dada na palavra objeto:
masoquista, então, é qualquer um que se encarne como objeto na cena fantasmática
e no contato com o seu parceiro. Então,
se o masoquista goza ou não com os seus sofrimentos é menos relevante do que
localizar a posição que ele ocupa na relação com o outro.
Em alguns casos, essa constituição substitui uma forma de gozo por outra: “ser espancada/maltratada” substitui “ser amada” no sentido genital adulto. Então a alienação torna-se demasiado doce e a liberdade demasiado amarga, porque está muito próxima da solidão e da loucura.
Em alguns casos, essa constituição substitui uma forma de gozo por outra: “ser espancada/maltratada” substitui “ser amada” no sentido genital adulto. Então a alienação torna-se demasiado doce e a liberdade demasiado amarga, porque está muito próxima da solidão e da loucura.
O psiquismo feminino se constitui,
portanto, sob a ameaça da perda de amor. O gozo que a mulher procura é o de
saber que é amada por um homem que a nomeia enquanto mulher, e que lhe conduz
ao lugar do “outro sexo”, o feminino. O gozo que a mulher procura é o de saber
que é amada por aquilo que ela não é.
No desamparo de seu ser, Maria encontra
na violência apaixonada de Castel uma expressão, às avessas, daquilo que deseja
de um homem, a saber, uma mediação fálica que lhe traga alguma significação
como sujeito feminino, que lhe diga o que é ser mulher.
Ao mesmo tempo, é no campo do
amor que a violência se manifesta de forma mais cruel. Uma relação de amor,
muitas vezes, esconde uma relação de ódio. Na ausência do amor existe, então, a
devastação. O homem-devastação é aquele que ilude com o engodo de ser tudo
aquilo que ela precisa (a janelinha no quadro – “Eu me recordo dela
constantemente”) para existir como objeto causa do desejo dele, mesmo que seja
um objeto rebotalho. Para algumas mulheres,
então, a violência assume um significado de amor, e disso decorre a maior dificuldade de se
trabalhar com mulheres vítimas de violência. Segundo Lacan, a devastação é uma
experiência subjetiva que aparece, primordialmente, na relação entre a mãe e a
filha e, posteriormente, na relação amorosa da mulher com o homem e no modo que
ela lida com seu próprio corpo.
Recomendo a leitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário