de Isabel Allende
por Lenita Turchi
Entre as suas obras mais conhecidas estão a Casa dos Espíritos (1982), De Amor e de Sombra (1983), Eva Luna (1987), O Plano Infinito (1991) Paula (1995), Afrodite (1998), Retrato em Sépia (2000), A cidade das Feras (2002), Inés de Minha Alma (2006), A ilha sob o mar (2009),Os Cadernos de Maia (2011), O Jogo de Ripper (2014), Longa Pétala do Mar (2020), Mulheres de Minha Alma ( 2020) e Violeta ( 2021)
Em 2010 é reconhecida no Chile com a prêmio Nacional de Literatura do Chile, em 2012 recebe o Prêmio Hans Christian Andersen pela serie As Aventuras da Águia e do Jaguar.
Na maioria das suas obras, exceto em Paula onde escreve cartas para a filha em estado vegetativo, Isabel Allende explora com mestria a trilha do realismo mágico onde os protagonistas interagem com espíritos de ancestrais numa atmosfera marcada pelas crenças e valores presentes nas religiões de matrizes indígenas, africanas e católica. A autora, se utiliza da estratégia bem sucedida de apresentar a história política social de um país ou de um momento através da estória de vida de uma família ou uma personagem central de determinado grupo. Nos romances de Isabel Allende, grosso modo estão presentes 3 dimensões que captam a mantem o leitor atendo. Uma descrição bem feita da situação (casas e fazendas da américa latina, plantações do Caribe), e da estrutura social e política onde se desenvolve o romance. Uma segunda dimensão, a busca por liberdade e justiça social, permeados pelos sentimentos de amor, erotismo, ódio e conflitos na construção dos personagens e da estória. A terceira dimensão, não necessariamente em ordem cronológica presentes nas estórias e personagens de Isabel Allende é a incursão no mundo mágico onde os personagens interagem com espíritos e com divindades que os protegem ou ameaçam, como parte do cotidiano. O real e o imaginário se misturam dentro do fio condutor da maioria dos seus romances.
A Ilha sob o Mar é desenvolvido como 2 atos ou cenários, Ilha de São Domingo atual Haiti, e Louisiana, contrapondo a escravidão nas colônias e os movimentos políticos como Revolução Francesa e Guerra de Independência Americana.
Toulose Valmorain, da pequena nobreza francesa, chega a ilha aos vinte anos convocado pelo agente comercial para ver seu pai que estaria enfermo na propriedade, grande plantação canavieira que sustenta a família na França. Desembarcou na ilha vestindo a última moda da corte parisiense
“punhos de renda, peruca cacheada e sapatos de salto alto....” Definia-se como homem de letras e pensava em se dedicar a ciência quando voltasse à França. Admirava os filósofos e enciclopedistas, que tanto impacto haviam causado na Europa, nas últimas décadas, e concordava com algumas de suas ideias liberais.”
Valmorain, encontraria seu pai praticamente morto pelo avanço da sífilis e a propriedade arruinada o que o obrigou a buscar empréstimos para recuperar a plantação, dado que sem ela não teria nem a renda nem posição social quando voltasse. Desde o início Valmorain não buscou relacionamento com os diversos segmentos sociais de origem europeia da Ilha, como uma forma de não se identificar com os “franceses transplantados das Antilhas eram brutamontes, o oposto da sociedade em que ele havia frequentado, em que se exaltavam as ideias, a ciência e as artes e onde ninguém falava de dinheiro e nem de escravos. Da “idade da razão “em Paris passou a se afundar num mundo primitivo e violento em que os vivos e os mortos andavam de mãos dadas”.
A autora nos apresenta a partir desta visão a estrutura de classe e de raça onde no topo estavam os grandes senhores brancos, seguido pelos “petit blancs” de origem desconhecida, porém brancos em atividades de comercio, artesanias, marinheiros, militares e funcionários de baixo escalão. Mulatos livres ou affranchis, onde o percentual de sangue branco definia sua classificação na escala social. Neste grupo, existiam desde aqueles eram contrabandistas e estavam à frente dos negócios ilícitos como os que possuíam terras fortuna, terra e escravos tendo sido educado na França. Na base da pirâmide estavam os escravos em número dez vezes maior que os brancos e affranchis juntos, mas “não significavam nada nem no censo populacional nem na consciência dos colonos”.
Neste universo das Antilhas as vidas de Tete e Valmorain se cruzam quando sua amante Violete, compra a pequena escrava e a treina para escrava pessoal da esposa Eugenia Garcia del Solar, irmã do socio e amigo cubano, de Valmorain. A novela se desenvolve entre a vida na plantação, com personagens fortes como Tante Rose escrava com poderes de curar e proteger, um capataz temido e cruel, e as idas ao núcleo urbano da ilha para negócios e espetáculos de punição e exemplo de escravos que se revoltam.
Na casa grande, Tete cresce servindo a dona inicialmente e mais tarde Valmorian como escrava sexual, enquanto Eugenia enlouquece aos poucos. O filho de Eugenia, Maurice, é desde início criado por Tete, que antes havia tb tido um filho do patrão que lhe foi tomado ao nascer e entregue ao casal Violete e Etinne Relais, sem que a mãe saiba o seu paradeiro. Após a morte de Eugenia, Tete continua servindo sexualmente o seu dono, cuidando de Maurice e se torna mãe de uma menina descrita como mulata de pele branca. Estes são personagens centrais que continuam sua saga em New Orleans quando a plantação foi invadida e queimada assim como as outras da ilha e a Tete e os filhos e o senhor salvo por Gambo, vão para Le Cap e de lá assistem os horrores da guerra civil até conseguir chegar a Louisiana em 1793.
Nesta fuga a escrava Tete se vê dividida em deixar os filhos brancos que seriam chacinados ou seguir seu amor, o ex escravo fugitivo que retorna como guerreiro liderando revoltas contra os grandes senhores escravocratas, com a proteção dos “loas” invocados por Tante Rose. Por amor aos filhos, Maurice e Rosette, e com a promessa de ser alforriada pelo senhor, Tetê convence a Gambo a ajudá-los a fugir para Le Cap, de onde mais tarde seguiram para New Orleans.
Embora este seja o núcleo central da novela, onde as tramas amorosas e eróticas se desenvolvem, outros personagens dão tom mágico e estão presentes orientando o destino da ilha e de seus viventes. Vou chamar estes personagens de espíritos, representada por Tante Rose, a protetora dos escravos respeitada pelo seu conhecimento de ervas nativas e suas relações com o divino.
Eis o relato de Tete sobre início da guerra civil que aboliu a escravidão na Ilha.
“Assim me contaram. Assim aconteceu em Bois de Cayman. É uma floresta imensa, um lugar de encruzilhadas e árvores sagradas onde se aloja Dambala em sua forma de serpente, loa das nascentes e dos rios, guardião da floresta. Em Bois de Cayman vivem os espíritos da natureza e os escravos mortos que não encontraram o caminho da Guiné. Milhares de rebeldes desceram das montanhas.Uma longa fileira de moças vestidas de branco, as hounsis, chegou escoltando Tante Rose para o asson da cerimônia. ... Os tambores em semi círculo chamavam tam tam tam. .. Os tambores aumentaram a intensidade, o ritmo se acelerou e a floresta inteira palpitava das raízes mais fundas até as estrelas mais remotas. Então Ogum desceu com o espírito da guerra, Ogum-Feraille, deus das armas, agressivo, irritado, perigoso, e Erzuli soltou Tante Rose, para dar passagem a Ogum que a montou.... Tinha vindo para entregar uma mensagem de guerra, justiça e sangue. Assim me contaram.”
“Do barco Nova Orleans surgiu como uma nova lua minguante flutuando no mar, branca e luminosa. Ao vê-la soube que não voltaria mais a Saint Domingues.”
“Passaram-se 4 anos, estamos em 1810. Perdi o medo da liberdade, mesmo nunca tendo perdido o medo aos brancos. Já não choro por Rosette. Quase sempre estou contente”
Obras da autora.
Romances
· 1982 - La casa de los espíritus (A Casa dos Espíritos)
· 1983 - La logon Asulon (A Lagoa Azul)
· 1984 - De amor y de sombra (De amor e de sombra)
· 1987 - Eva Luna (Eva Luna)
· 1991 - El plan infinito (O plano infinito)
· 1995 - Paula (Cartas a Paula)
· 1998 - Afrodita (Afrodite)
· 1999 - Hija de la fortuna (Filha da fortuna)
· 2000 - Retrato en sepia (Retrato a sépia)
· 2002 - La ciudad de las bestias (A cidade das feras (Brasil), A cidade dos deuses selvagens (Portugal))
· 2003 - El reino del dragón de oro (O reino do dragão de ouro)
· 2004 - El bosque de los pigmeos (O bosque dos Pigmeus)
· 2005 - El Zorro (Zorro, começa a lenda)
· 2006 - Inés del alma mía (Inés da minha alma)
· 2007 - La suma de los días (A soma dos dias)
· 2009 - La isla bajo el mar (A ilha sob o mar)
· 2011 - El Cuaderno de Maya (O Caderno de Maya)
· 2014 - El Juego de Ripper (O Jogo de Ripper)
· 2015 - El amante japonés (O Amante Japonês)
· 2017 - Más allá del invierno (Para além do inverno)
· 2019 - Largo Pétalo de Mar (Longa Pétala do Mar)
· 2020 - Mujeres de Alma Mía" (As mulheres de minha alma)
· 2021 - Violeta
Memórias
· 2003 - Mi país inventado (O meu país inventado)
Contos
· 1984 - La gorda de porcelana
· 1989 - Cuentos de Eva Luna (Contos de Eva Luna)
Teatro
· El embajador (representada no Chile em 1971)
· La balada del medio pelo (1973)
· Los siete espejos (1974)
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